top of page

Sobre

A cada minuto que passa, é como se a carga de um camião de lixo cheio de plástico fosse despejada no mar. O resultado:  por ano, mais de 8 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos e 100 mil mamíferos marinhos e tartarugas morrem. O plástico é o vilão dos tempos modernos.

 

Com o desejo de incentivar a minimização dos efeitos nefastos do (excesso) de plástico nos nossos oceanos, surgem as Plasticidas! Estudantes da Universidade do Minho procuram dar voz aos verdadeiros heróis que lidam com este vilão: os seres vivos marinhos.

​

Não obstante a sua coragem,  estão a perder uma luta que é, diga-se, viciada desde o início. Viciada porque do outro lado da moeda estão o Homem e as suas práticas irrefletidas para com estes seres (por enquanto) vivos.

​

As imagens fortes, as entrevistas com ambientalistas e os dados que verás neste website comprovam esse confronto desigual. Todos vemos a verdade, alguns viram a cara; outros prosseguem para o próximo meme. Como diz a música, "embora doa, há sempre outro canal". Para nós até pode haver; mas, para estes animais, as alternativas começam a escassear

​

O assunto é desconfortável e a realidade é dura.  Contudo, sentimos que, enquanto estudantes de Comunicação, também é nossa missão (e obrigação) desconstruí-la no sentido de - através da comunicação - informar, mobilizar e apoiar (te!) na procura de um mundo melhor. Aceitas o desafio?

As Plasticidas

Andreia Barbosa

Catarina Claro

Florbela Caetano

Marta Alves

bottom of page